Campos dos Goytacazes, State of Rio de Janeiro

Brazil

Space Apps Campos dos Goytacazes, State of Rio de Janeiro was held on October 19th, 20th & 21st. Thank you to the 55 people who joined the International Space Apps Challenge at this location. The local results, including the work of 10 teams, can be found below!
Thanks Campos dos Goytacazes, State of Rio de Janeiro!

Olá!!! Seja bem-vind@ à página oficial do NASA Space Apps - Campos dos Goytacazes - 2018

O Space Apps é o hackathonglobal anual da NASA, foi realizado pela primeira vez em abril de 2012, e correponde a um programa de incubação de inovações. A NASA e seus parceiros lançam desafios relacionados a questões atuais, para as quais entusiastas do espaço em todo o mundo podem desenvolver soluções inovadoras (que podem ser mais do que apenas aplicativos!), Tem como foco, de modo particular, o uso de dados da NASA e a educação. O projeto é executado pelo NASA’s Office oftheChiefInformation Officer (Escritório da NASA do Diretor de Informações).

Hackathon é o termo usado para designar um evento que reúne pessoas empreendedoras, apaixonadas por tecnologia e sustentabilidade para uma maratona de programação, prototipagem e colaboração.

Os objetivos do NASA Space Apps são:

- Exemplificar princípios de transparência, participação e colaboração,
- Utilizar dados disponíveis abertamente, fornecidos através de missões e tecnologias da NASA,
- Utilizar o talento e a habilidade de voluntários apaixonados de todo o planeta,
- Avançar a exploração espacial e melhorar a qualidade de vida na Terra.

As categorias que serão consideradas para os desafios no NASA Space Apps 2018 são:

- Você pode construir um...

Desafios nesta categoria pedirão que você use os dados da NASA para resolver problemas de forma criativa e mostrar como você criaria uma variedade de coisas, de prédios a ajudantes robóticos, a ferramentas para a ciência cidadã - as possibilidades são infinitas!!!

- Ajudeoutras pessoas a descobrir a Terra.
Desafios nesta categoria pedirão que você crie algo usando dados da NASA - uma história, um jogo, um vídeo ou alguma outra solução - que ajude as pessoas a descobrir como a Terra funciona.

- Vulcões, Icebergs e Asteroides.

Nosso planeta e o sistema solar estão cheios de surpresas - boas e ruins. As boas são aquelas que nos ajudam, como quando uma tempestade há muito aguardada enche um lago ou um reservatório. Nós chamamos as ruins de “desastres” - como quando essa mesma tempestade causa uma inundação prejudicial. O que tais eventos têm em comum é que 1) eles nos afetam; e 2) gostaríamos de saber antecipadamente quando eles estão chegando, se for possível, para que possamos nos preparar. Desafios nesta categoria pedirão que você analise os dados da NASA para ajudar a antecipar, monitorar e recuperar os danos (ou fazer o melhor uso) de eventos surpresa.

- O que o Mundo precisa agora é...

Desafios nesta categoria lhe pedirão para resolver problemas que afetam algum aspecto importante da vida neste mundo (ou em outros!), ea interpretar dados e conceitos da NASA de forma criativa para ajudar a encontrar soluções.

- Um brilho gelado.

Verde, azul, cinza e branco: há muita coisa acontecendo nos pólos da Terra e em regiões localizadas em altas montanhas, onde é frio.Esta categoria de desafio pedirá que você use os dados da NASA para entender melhor, monitorar e interpretar a criosfera da Terra. (Ah, e mais uma coisa: existem outros planetas com criosferas também!).

- Um Universo belo e maravilhoso.

Desafios nesta categoria irão convidá-lo a pensar seriamente e ser criativo sobre ciência e exploração do espaço, quer seu ponto de vista seja científico, tecnológico, artístico - ou todos os três!

Essas são as categorias gerais.

Os desafios já foram divulgados!!! Estão disponíveis no link:

https://2018.spaceappschallenge.org/challenges/

Duas equipes vencedoras de cada local serão indicadas para o julgamento global. Essas equipes criarão um pequeno vídeo sobre seu projeto, e os juízes da NASA selecionarão os finalistas globais a partir das centenas de submissões que receberão. Haverá também premiações locais. Em Campos dos Goytacazes os melhores projetos serão premiados!!!

O hackathon terá início na manhã do sábado, dia 20 de outubro. O evento será realizado no IFF Campus-Guarus. Os desafios serão apresentados para todos os participantes. Após o almoço as equipes terão 24 horas para desenvolver os seus projetos. AS equipes permanecerão no local do evento até o encerramento do evento no final da tarde de domingo, dia 21 de outubro.Organizadores e voluntários estarão à disposição para ajudar com quaisquer dúvidas e ajudar as equipes. Mentores de tecnologia e ciência também estarão disponíveis pessoalmente e virtualmente para auxiliar as equipes e responder a quaisquer dúvidas.

Domingo, dia 21 de outubro, após o café da manhã,todas as equipes deverão ter finalizadoseus projetos. Os projetos desenvolvidos em Campos dos Goytacazes terão que ser enviados para a coordenação internacional do Space Apps na NASA até o meio-dia do domingo. Após esta etapa, no período da tarde, as equipes realizarão a demonstração de seus projetos. As apresentações serão também transmitidas ao vivo para todo o mundo e estarão abertas para a participação de amigos e familiares (haverá um formulário separado para a lista de convidados para assistir as demonstrações).

Por volta das 5 horas da tarde, as demonstrações serão encerradas, e os melhores projetos serão premiados!!!

O NASA Space Apps é um maravilhoso evento... Os grandes talentos jovens de Campos dos Goytacazes terão oportunidade de usar a sua criatividade para apresentar solução para problemas mundiais!!!

As vagas para participar do NASA Space Apps em Campos dos Goytacazes são limitadas!!!

Faça a sua inscrição!!!

Tod@s serão bem-vind@s!!!

Schedule (All times America/Sao_Paulo)

Tuesday, October 16th
  1. BootCamp - Evento preparatóriopara o NASA Space Apps

    20:00h - Apresentação do NASA SPACE APPS

    20:15h - Palestra: "DIY with programming: scratch and Arduino" - "Faça você mesmo (DIY) programando: Scratch (ambiente de programação) e Arduíno" - Rogério Avellar and Mariana Gualhano

    21:15h - Orientações para os participantes do NASA Space Apps - Campos dos Goytacazes.

Saturday, October 20th
  1. Inicio das atividades do NASA Space Apps - Campos dos Goytacazes

  2. Intervalo para o almoço

  3. Desenvolvimento dos projetos pelas equipes. Prazo limite de 24 horas para término dos projetos. Um intenso hackathon!!!

Sunday, October 21st
  1. Horário limite para conclusão dos projetos.

  2. Intervalo para o almoço

  3. Apresentação dos projetos

  4. Término do NASA Space Apps - Campos dos Goytacazes

Campos dos Goytacazes, State of Rio de Janeiro Teams

NASA Logo

SpaceApps is a NASA incubator innovation program.