Awards & Nominations

Space Chimps has received the following awards and nominations. Way to go!

Global Nominee

The Challenge | Spot That Fire!

Build a crowdsourcing tool for citizens to contribute to early detection, verification, tracking, visualization, and notification of wildfires.

SPACE HERO

Space Hero aims to be the default method of receiving and sharing warnings about wildfire and others incidents.

Space Chimps

Nosso projeto visa implementar um método de alertas de incêndios (e outras situações de risco), utilizando crowdsourcing para relatar um possível desastre, se possível enviando uma foto, para ser validado pela API Google Cloud Vision e por outros usuários. O grande objetivo, é através de fontes crowdsourcing (do Space Hero e de outras fontes), mapear situações de risco, avaliar a extensão do risco baseado em dados da NASA, e devolver para os usuários que estão inseridos na área de risco calculada alerta para Evacuação, Desvio, ou Ação de Socorro.

Nosso principal Objetivo, seguindo o conceito S.M.A.R.T., tem como principal métrica diminuir o tempo de alerta de algumas horas, para menos de 10 minutos, configurando uma responsividade de quase em "tempo real". Dependendo da área afetada e das condições meteorológicas no momento do alerta, o impacto a ser evitado pode ser de Milhões de KM2, Milhões de dólares, afetando até centenas ou milhares de pessoas (em áreas que podem concentrar até milhões de pessoas (quando área urbana).

Principais recursos: denúncia voluntária de Evento de Incêndio ou Acidente em "tempo real" (usando redes mobile peer-to-peer), buscando confirmação do evento com usuários próximos, cruzando com imagens de satélites; montar relatórios de incendios simultaneos ou históricos; notificação do grupo de usuários que estejam dentro do raio da área de risco (não a comunidade toda), calculando o potencial impacto do evento; rastreamento e vizualização de imagens; potencialmente, expandir a lógica da aplicação para outros tipos de eventos.

A solução, desenvolvida como Web App (portal e mobile), tem interface simples, e promove o engajamento das pessoas através de uma comunicação focada no "herói", com pontos de vantagens que podem ser trocados por créditos, brindes ou doações. A relevância da solução está baseada em histórias impactantes em todo o mundo, como desastres na California e em Portugal, em nosso Cerrado Brasileiro, Mariana-MGe outros casos. São milhares de ocorrências anuais, com potencial destrutivo de áreas equivalentes a estados, com Bilhões de perdas e centenas de vidas humanas perdidas, e prejuízo ecológico, econômico e social. Aproveitamos as soluções de dados geográficos da NASA.

Complementando um desenvolvimento focado no escopo, estamos preparando uma Campanha Publicitária de cunho emocional para engajar as pessoas.

NASA Logo

SpaceApps is a NASA incubator innovation program.