The Challenge | Don’t Forget the Can Opener!

Create an easy-to-use way for people to develop their own, custom checklists – both items and plans – for specific kinds of disasters. Use NASA images, videos, or data visualizations to illustrate each disaster type, to help people understand how to prepare.

Don't Panic

O Dont’t Panic é uma plataforma via Facebook de conteúdo informativo e técnico que orienta o usuário quanto ao planejamento e preparação para possíveis desastres: propõe checklists, montagem de kits de emergência e ações a serem tomadas.

SUNSET TECH

DON'T PANIC - SUNSET TECH - NASA SPACE APPS BSB

DESAFIO: Não se esqueça do abridor de latas


DESCRIÇÃO:

Catástrofes naturais geram bilhões de dólares em prejuízos, levam 24 milhões de pessoas à miséria e causam milhares de mortes todos os anos.
Um outro ponto a ser considerado, é o aumento da ocorrência das catástrofes. Segundo estudos, devido ao aquecimento global, a cada ano é registrado um número maior de catástrofes naturais extremas principalmente relacionadas a tempestades, gerando tufões, enchentes, deslizamentos de terra, e furacões.
Mesmo dispondo de extensos registros de observações feitos por equipamentos tecnológicos, como as sondas de monitoramento da NASA, as organizações internacionais não garantem acessibilidade de informações úteis à prevenção e mitigação dos desastres ao público.
Apesar de não ser possível prever o momento exato de certos eventos, já existem fontes com dados suficientes para ajudar e preparar as pessoas mais vulneráveis.
Criar uma ferramenta prática e acessível seria uma solução viável e eficiente, e permitiria a conscientização e correta instrução quanto a procedimentos preventivos para situações de desastre natural iminente.


SOLUÇÃO:

  • Proposta: orientar a tomada de medidas de prevenção e mitigação para situações emergenciais em casos de desastres naturais iminentes.
  • Ferramenta: composta por tutoriais, posts de conteúdo informativo, dados, sistema de alertas (informes e avisos) e orientações (itens a se adquirir, lugares onde ir e medidas a se tomar).
  • Público Alvo: pessoas que morem, que estejam ou que vão viajar para áreas consideradas de risco (regiões afetadas por intempéries e/ou consequências de atividades sísmicas).
  • Veículo: página no Facebook (posts frequentes sobre fenômenos naturais desastrosos e suas localidades, bem como um chatbot com função de responder a questionamentos específicos dos usuários ou mesmo orientá-los quanto a procedimentos como preparação de kits de emergência, evacuação, etc.).
  • Link do Repositório: https://github.com/guibaldissera/NasaSpaceAppsBSB-SunsetTech

PRODUTO:

https://www.facebook.com/N%C3%A3o-se-esque%C3%A7a-284683202158072/

  • Página no Facebook: posts de conteúdo informativo e técnico.
  • Chatbot com integração na página do Facebook: orienta o usuário quanto ao planejamento e preparação para desastres iminentes. Propõe checklists para montagem de kits de emergência. Desde a primeira interação, o usuário passa a receber, por chat, alertas a respeito de fenômenos naturais locais que possam lhe trazer riscos.

Importante: a ferramenta “Don’t panic!” se restringe ao momento prévio ao acontecimento desastroso, visto que seu objetivo é orientar sobre ações de prevenção e mitigação.


FUTURO:

Para próximas etapas seria importante fazer a integração com mais APIs e ter um centralizador de informações para conseguir fazer integrações com diversos canais de comunicação.
Uma opção relevante seria fazer uma parceria com a Defesa Civil, aqui no Brasil, para dar mais suporte aos alertas recebidos via SMS que a Defesa Civil envia.


DESENVOLVIMENTO

Importante : Para a criação dos posts foi utilizado dados videos e imagens obtidos no site da NASA - https://www.nasa.gov/


REFERÊNCIAS

NASA Logo

SpaceApps is a NASA incubator innovation program.