Time Intergalático | Artify the Earth

The Challenge | Artify the Earth

Use NASA Earth imagery data to create 1) an art piece, or 2) a tool that allows the imagery to be manipulated to create unique pieces of art.

M.I.S. – Mapa Interativo Sensorial

MIS – Mapa interativo sensorial que estimula os sentidos por meio da modelagem de relevos, temperatura e cores. Converte os dados da NASA através de um dispositivo dinâmico que permite a representação dessas informações de forma acessível e inclusiva.

Time Intergalático

A escolha dos desafios foi realizada de acordo com os nossos conhecimentos, levando em consideração a aplicabilidade deles. Escolhemos o desafio “Transformando a Terra em Arte” para revolucionar o modelo educacional inclusivo com uma experiência concreta e dinâmica com os dados da NASA. As informações disponíveis no site não são acessíveis aos deficientes visuais e decidimos por meio da arte deixa-los acessíveis para este público.

Criamos o MIS – Mapa Interativo Sensorial que estimula os sentidos por meio da modelagem de relevos, temperatura e cores. Converte os dados da NASA através de um dispositivo dinâmico que permite a representação dessas informações de forma acessível e inclusiva.

Para isto criamos uma maquete em relevo do mapa da América do Sul utilizando papéis recicláveis. Pintamos as áreas do mapa de acordo com as temperaturas; azul representando as regiões frias e tonalidades de vermelho e laranja para as regiões quentes. O objetivo era representar as mãos do usuário interagindo com a maquete e reconhecendo as temperaturas.

Quando o usuário interage com o dispositivo, um áudio é reproduzido para explicar a área que está sendo explorada pelas mãos, trazendo uma leitura das informações de forma concreta e didática.

Usabilidade

O dispositivo é constituído por uma mesa de pinos, que ao receber os dados da base da NASA irá transformar as informações visuais em representação concreta na forma de relevos. Simultaneamente, as luzes são acesas para proporcionar compreensão daqueles usuários com visão, permitindo a interação de todos: pessoas portadoras de deficiência e não portadores. Os pinos do dispositivo também irão aquecer ou resfriar para representar as informações sobre temperatura, clima, etc.

O impacto social e inclusivo deste projeto está na oportunidade de transformar o mundo digital para aqueles que possuem algum tipo de déficit visual.


NASA Logo

SpaceApps is a NASA incubator innovation program.