Team Updates

Grafeno
Grafeno
assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior
Boehm batizou o composto, resultado da junção das palavras "grafite" e o sufixo "-eno".
Boehm batizou o composto, resultado da junção das palavras "grafite" e o sufixo "-eno".
assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior
Camadas do atual traje espacial...
Camadas do atual traje espacial...
assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior

Apesar do fato de que Marte pode ter sido quente e úmido, agora é um lugar frio, seco e estéril. A atmosfera é fina e principalmente dióxido de carbono. Ultravioleta e outras formas de radiação intensa banham a superfície, porque Marte possui uma fina atmosfera e nenhum campo magnético ativo para protegê-la.

Os processos geológicos primários atualmente formando sua superfície são: crateras de impacto, transporte de sedimentos movidos pelo vento, condensação / sublimação de água e gelo de dióxido de carbono e deslizamentos de terra. No entanto, há muitas coisas que ainda não sabemos sobre Marte ou que não conhecemos muito bem. A presença de vulcões muito grandes na superfície indica que Marte através do tempo se livrou do calor. Quão quente é o interior de Marte? Existe atividade sísmica (Marsquakes)? Existe vida em Marte hoje?

O Programa de Exploração de Marte tem atualmente cinco missões operacionais em Marte para ajudar a resolver essas questões. Além disso, outros países e agências espaciais têm missões em Marte agora também!

assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior

Planeta vermelho no passado

Marte oferece uma paisagem ideal para entender a história inicial do sistema solar e como os pequenos planetas se transformam ao longo do tempo. Os planetas terrestres Vênus, Terra e Marte se formaram há mais de 4,5 bilhões de anos a partir de blocos de construção similares de minerais e elementos. No entanto, sua transformação ao longo do tempo seguiu caminhos dramaticamente diferentes. Atualmente, Vênus tem uma atmosfera espessa formada principalmente por dióxido de carbono com temperaturas e pressões superficiais de ~ 450 ° C e 92 atmosferas. Embora Vênus possa uma vez ter tido um oceano, sua superfície atual é seca. Marte, por outro lado, tem pressões superficiais que são apenas cerca de 1% da pressão superficial na Terra e temperaturas superficiais que raramente atingem o ponto de fusão do gelo e mergulham dramaticamente à noite, mesmo em regiões de latitude média. Cedo, Agora sabemos que Marte tinha rios e grandes lagos e talvez até um oceano do norte. A história de Marte desde este ponto é de desidratação, perda gradual de uma porção significativa de sua atmosfera e água próxima à superfície se transformando em gelo. As condições úmidas iniciais eram favoráveis para o surgimento da vida e por quanto tempo essa vida poderia persistir se se formasse? A vida microbiana na Terra que emergiu no início de sua história geológica ocupa quase todos os nichos disponíveis que fornecem energia suficiente na forma de nutrientes transportáveis e até a atmosfera da Terra carrega atualmente o selo da vida com a maior parte do oxigênio presente na atmosfera produzida ao longo do tempo por micróbios . Da mesma forma, O metano na atmosfera que pode ser destruído pela fotoquímica durante períodos de várias centenas de anos é constantemente reabastecido por uma variedade de fontes biológicas. Ainda não encontramos evidências de vida passada ou presente em Vênus ou Marte ou em qualquer corpo extraterrestre, embora essa questão fundamental motive nossas missões de exploração e programas como o MEP.

assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior

Que os seres humanos não poderiam viver sem proteção em Marte é bem sabido, mas isso não se dá somente por causa da radiação solar: há perigos muito piores e de consequências mortalmente imediatas.

  • A baixíssima pressão atmosférica de Marte mataria qualquer homem que não estivesse devidamente protegido e o faria com muito mais rapidez que qualquer outro perigo.

  • Além disso, a atmosfera marciana está formada por 95% de dióxido de carbono, um gás letal para o ser humano. Morreríamos por hipóxia em apenas alguns minutos.

  • As temperaturas na região equatorial de Marte durante o verão pode chegar a 62°C abaixo de zero à noite, o que seria mortal para o homem.

  • A poeira tóxica que cobre a superfície de Marte, formada por um grão muito fino e nocivo para os pulmões, mataria qualquer pessoa que a respirasse dentro de poucas semanas.
assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior

Apesar do ar ser rarefeito, os ventos fortes e a alta taxa de poeira em suspensão facilitam o surgimento de tempestades de grande magnitude. Estas tempestades mudam de acordo com as estações, onde:

  • Durante a primavera e o verão do norte, grandes tempestades são raras;
  • No outono e no inverno do norte elas são mais incidentes, pois a velocidade do vento aumenta;
  • Tempestades de poeira regionais podem se desenvolver e se fundir até eventualmente cobrir o planeta inteiro.
assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior

Atmosfera de Marte:

Dióxido de Carbono = 96%

Hidrogênio = 2,6%

Argônio = 1,4%

assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior

Objetivos dos trajes:

  • Monitorar a pressão arterial.
  • Monitorar a taxa glicêmica.
  • Monitorar a temperatura corporal.
  • Monitorar a toxidade do sangue.
  • Regular a liberação do oxigênio.
  • Manter a temperatura do usuário.
  • Detector de gases.
assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior

O fato do grafeno ser semi-permeável, dificulta a confecção de um traje pois o mesmo permite a passagem de gases.

A teoria proposta pela NASA, de nanotubos de carbono, boro, e nitrogênio, em que o hidrogênio irá preencher os espaços entre os tubos.

assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior

Vantagens do grafeno:

  1. É abundante no ambiente.
  2. Tem baixo custo. ( U$ 100,00)
  3. Boa condutividade.
  4. Super resistência
  5. É leve.
  6. É maleável.
assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior

A ideia da equipe é projetar roupas espaciais de monitoramento a curto e longo prazo para uma colonização de Marte.

assjuniorAdilson Silva dos Santos Junior
NASA Logo

SpaceApps is a NASA incubator innovation program.