The Challenge | Don’t Forget the Can Opener!

Create an easy-to-use way for people to develop their own, custom checklists – both items and plans – for specific kinds of disasters. Use NASA images, videos, or data visualizations to illustrate each disaster type, to help people understand how to prepare.

Surevival

Aplicativo para auxiliar deficientes visuais atráves de alertas de clima e desastres, possibilitando-os de fazer uma checklist personalizada de itens e planos de acordo com o seu dia a dia,aumentando suas chances de sobrevivência através da prevenção.

Perdidos no Espaço

Projeto Surevival

A equipe Perdidos no Espaço se incumbiu de realizar uma solução para o desafio da categoria “Volcanoes, Icebergs, and Asteroids (oh my)”, mais especificamente o desafio “Don’t Forget the Can Opener!”. Este desafio consiste em criar uma maneira fácil de usar para as pessoas desenvolverem suas próprias listas de verificação personalizadas - itens e planos - para tipos específicos de desastres.

Como solução inicial foi indicado um sistema que captasse dados através de chat bot, que geraria um banco de dados, possibilitando a criação de um checklist personalizado de acordo com regiões e seus desastres mais frequentes.

Após muitas modificações na proposta inicial, chegou-se à conclusão de que a melhor e mais inovadora resposta seria voltar os esforços para uma parcela da população que é frequentemente ignorada por nós, os deficientes. Sendo que eles representam 1 bilhão dos habitantes do mundo.

Em caso de desastres naturais, apenas 20% das pessoas deficientes consegue sair rapidamente do local do desastre. Já os outros, apresentam menor probabilidade para se salvar. Além disso, de acordo com a OMS a cada 5 segundos uma pessoa fica cega.³ Desta forma, para fornecer mais chances para que as pessoas com deficiência visual possam sobreviver, este projeto propõem um auxiliador para o planejamento preventivo em forma de aplicativo com interações para cegos.

O aplicativo, que é compatível com outros dispositivos, faz com que o Surevival tenha uma maior aplicabilidade e maior alcance. Ele será desenvolvido de forma a comportar uma ferramenta parecida com o talk back da Google® fazendo com que a pessoa possa falar pelo microfone do smartphone e estabelecer uma conversa com o aplicativo, e assim dirigir perguntas específicas e necessárias para a elaboração de um cheklist mais personalizado possível, conforme cada usuário e suas características individuais.

Exemplo de diálogo:

“Necessita de alguma medicação regular? Se sim, qual?”

“Insulina”

Afim de fidelizar o nosso cliente, o aplicativo disponibiliza também, um calendário que manda lembretes e dicas relacionadas com a região em que ele se encontra. Nessa etapa, as notificações geradas pelo aplicativo seriam feitas com certa periodicidade sendo um assistente pessoal.

Além disso, o aplicativo oferece opções de compras, como produtos que, com o acionamento de um botão ativa localizadores e checklists de emergência. Essa lista será realizada por um dispositivo sonoro. Esse produto pode ser uma pulseira, um dispositivo que se acopla à bengala, roupa, cão guia, etc. e também ser utilizado em relógios, como um AppleWatch®.

O nosso aplicativo auxiliará a pessoa em seu dia a dia informando sobre dados climáticos e problemas como greves, por exemplo, e coletaríamos os dados de forma privada segundo a GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) a fim de predizer uma melhor forma de comportamento delas no momento de crise. Dessa forma, entendendo o comportamento dos usuários, será possível ajudá-las a se prevenir de forma mais adequada. Além disso, podemos enviar, através de SMS Broadcasting, avisos para pessoas próximas, para que também possam auxiliar os deficientes visuais nesses momentos.

Com tudo isso, geramos inclusão e um aumento na taxa de deficientes que sobrevivem em cenários de desastre, pré, pós e durante o acontecimento.

Design

  • Referência:









  • Marca:













  • Construção da Marca:






  • UI - Interface do Usuário:



NASA Logo

SpaceApps is a NASA incubator innovation program.