The Challenge | Design by Nature

Design an autonomous free-flyer to inspect a spacecraft for damage from Micro-Meteoroid and Orbital Debris (MMOD).

Cerberus

O Cerberus é um robô autônomo, com capacidade de escaneamento e conserto de microfissuras causadas por detritos espaciais na fuselagem de espaçonaves, tendo por objetivos garantir a segurança de operações espaciais.

VulcaNasa

Cerberus

Motivação

A tripulação de uma missão espacial não tem uma ferramenta eficiente e confiável para verificar a estrutura da fuselagem da espaçonave, sendo que atualmente um astronauta da ISS, por exemplo, fica responsável por verificar manualmente, com o auxílio do braço mecânico e uma camera, a estrutura externa da estação buscando por micro fissuras causadas por detritos espaciais.

Objetivo

Desenvolver um protótipo de um robô autônomo com capacidade de escaneamento, detecção e reparo de micro-fissuras na estrutura externa da estação espacial e futuras missões além Lua.

Prototipagem

Projetamos um robô simples e barato cuja estrutura externa pode ser construído em um impressora 3d, com pernas magnéticas para fixação na fuselagem, capacidade de manobra espacial (atuadores e giroscopio), sensores electromagnéticos e ópticos e dispositivos de conserto da fuselagem (impressora 3d).

Github link: https://github.com/flpinheiro/cerberus.git

NASA Logo

SpaceApps is a NASA incubator innovation program.