Fight Fire with Fire | Spot That Fire!

The Challenge | Spot That Fire!

Build a crowdsourcing tool for citizens to contribute to early detection, verification, tracking, visualization, and notification of wildfires.

Brigadista Civil

Brigadista Civil é um aplicativo que auxilia no combate aos focos de incêndio, permitindo que sejam reportados logo em seu início, implicando em ações de combate em menor tempo e maior organização possível.

Fight Fire with Fire

Iniciamos a participação no evento com uma vaga ideia em mente e muito trabalho a fazer. Já tínhamos uma base da aplicação que precisávamos, mas sabíamos que não seria o suficiente para os parâmetros de avaliação do evento, já que estava parada há algum tempo, necessitando de reparos e melhorias. Com isso, iniciamos uma intensa pesquisa para comprovar para a banca e para nós mesmos de que nossa ideia é válida e pertinente para a sociedade.

Feito essa pesquisa, obtivemos um leque grande de opções do que fazer, já cientes da importância e eficácia que a solução proposta pela equipe possui: a solução desenvolvida conta com cadastro de ocorrências por usuários em zonas urbanas/rurais, notificando autoridades próximas (brigadas cadastradas na aplicação), após a validação de determinado chamado, já que é necessário que seja comprovado, através do cruzamento de dados realizado pela plataforma, a veracidade das informações prestadas por dado usuário. Tal cadastro de ocorrências permite maiores taxas de sucesso no combate a incêndios de diversas naturezas: criminosos, naturais (raios, calor, etc.), entre outros.

Além disso, integramos nossa aplicação com uma API fornecida pela NASA, chamada FIRMS (Fire Information Management System), que fornece vastas informações sobre focos de queimadas, contudo, os dados são atualizados a mais ou menos cada 3 horas, o que pode gerar informações dúbias em razão do grande intervalo de tempo. Logo, percebemos a possibilidade de nossa solução cobrir o tempo vago entre uma atualização e a próxima, contando com os dados fornecidos por usuários que complementarão os dados de focos de incêndio, permitindo maior eficácia na validação de focos reais de queimada.

Assim, pretendemos implantar nossa solução de forma que ajude na prevenção e detecção precoce de focos de queimada, aumento a chance de sucesso em seu combate. Além disso, prospectamos melhorias, já que os avanços no combate a incêndios permitirão, em um futuro não muito distante, que utilizemos, por exemplo, drones no combate e mapeamento de regiões de queimada. Somado a isso, também pretendemos alinhar estratégias de crowdfunding, colaborando para a renovação e melhoria de equipamentos de brigadas independentes, fundamentais no combate de regiões mais remotas e que necessitam de uma ação rápida e eficaz.

NASA Logo

SpaceApps is a NASA incubator innovation program.